terça-feira, 10 de março de 2009



...no dia seguinte, o principezinho voltou.
- Era melhor teres vindo à mesma hora, disse a raposa. Se vieres, por exemplo, às quatro horas da tarde, às três já eu começo a ser feliz. À medida que o tempo avançar, mais feliz me sentirei. Às quatro já começarei a agitar-me e a inquietar-me; descobrirei o preço da felicidade. Mas se vieres a uma hora qualquer, nunca posso saber a que horas hei-de vestir o meu coração... são precisos ritos.
- O que é um rito? disse o principezinho.
- É também qualquer coisa de que toda a gente se esqueceu, disse a raposa. É o que faz com que um dia seja diferente dos outros dias, uma hora diferente das outras horas (...). Foi assim que o principezinho cativou a raposa.

Antoine de Saint-Exupéry

1 comentário:

  1. no outro dia estava a ver o festival da canção, e faziam lá perguntas aos concorrentes. umas delas era "qual é o seu livro preferido?" e lembro-me de eu ter perguntado "parecia mal se eu fosse à televisão dizer que o meu livro preferido de sempre é o principezinho?". é que realmente é. e eu bem sei, que já o li cinco vezes e estou a guardar uns aninhos para ler a sexta (é que ele sabe sempre diferente e, estranhamente, melhor, conforme os anos passam).

    *

    ResponderEliminar